Capacitar síndicos, administradores de prédio e moradores sobre dúvidas de condomínio, de legislação trabalhista a permissão de animais. Essa é a proposta da UniCondomínios, centro de capacitação criado pela Associação das Administradoras e Condomínios do Ceará (Adconce). O lançamento e a primeira ação do Centro ocorreu na última terça-feira (29), com o seminário “Condomínio sem segredos”.

“Hoje em dia, as dúvidas mais comuns giram em torno de cobranças. Sobre negativação de nomes, penhoramento, as responsabilidades da construtora, o que um inquilino pode ou não fazer etc”, afirma Afrânio Melo, advogado especialista em Direito condominial. Ele foi um dos convidados do primeiro seminário ao lado do empresário contábil Orlando Silveira.

Rodrigo Guilhon, presidente da Adconce, destaca que os condomínios também precisam de orientação sobre questões atuais como a nova legislação trabalhista e a contratação de empresas de mão de obra terceirizada dentro da lei. “Quando você tem conhecimento da grande responsabilidade e o quão complexo é a gestão de um condomínio, você vai sempre repensar na hora de contratar algum profissional ou empresa”, diz. Ele cita o número de mais de 150 condomínios notificados pela Prefeitura de Fortaleza que tinham contrato com empresas, “na grande maioria de locação de mão de obra”, sem nota fiscal ou recolhimento.

O tema se completa com a implementação do E-Social para condomínios, obrigatório a partir de julho deste ano. Por meio do sistema, o condomínio terá de passar todas as informações da área trabalhista dos funcionários, de mão de obra própria ou terceirizada, em tempo real. Dentre elas, remuneração, férias, FGTS etc. O atraso ou erro de informações estará sujeito a multa.

PRÓXIMO SEMINÁRIO
Está previsto para a segunda quinzena de agosto o próximo Condomínio sem segredo. O tema será “Manutenção e Sustentabilidade”, com Rodrigo Metran, engenheiro civil, e Thiago Machado, gestor ambiental. As inscrições abrirão em breve.

UniCondomínios

“A UniCondomínios surgiu da necessidade de capacitação dos profissionais de administração de condomínios, síndicos, subsíndicos, conselheiros e condôminos”, diz Guilhon. Segundo ele, o Centro trará cursos e workshops sobre sustentabilidade, manutenção, tecnologia, segurança, na área contábil, dentre outros temas. Os cursos serão informados por meio do site adconce.org e nas redes sociais da Associação.

Fonte: O Povo