Especialistas estimam que vazamentos e outros problemas na rede hidráulica, além do consumo irresponsável, podem aumentar a fatura de água em até 40%. O CORREIO separou algumas dicas para reduzir o desperdício e otimizar o consumo.

Atualmente, a principal opção para solucionar o problema é a individualização de hidrômetros. A intervenção possibilita a determinação do consumo real de água de cada morador, evitando o desperdício e auxiliando no consumo consciente.

O serviço de individualização de hidrômetros gera economia, mas para implementá-lo requer um investimento que nem todos podem estar dispostos a pagar. Uma alternativa para reduzir os custos antes de uma intervenção mais cara é fazer uma reserva financeira economizando com a atual estrutura.

Alternativas para economizar

Vazamentos: problemas na rede hidráulica e consumo irresponsável aumentam a fatura de água em até 40%.

Instalação de hidrômetros: possibilita determinar o consumo de cada morador, evitando o desperdício e auxiliando no consumo consciente.

Uso de restritores de vazão e controladores de pressão: acabam com os “ladrões de água”, fazendo  com que o consumo chegue no nível ideal.

Fonte: http://www.correio24horas.com.br/